Mestrado em Bioquímica

Objectivos e Competências

Promovendo a aquisição de conhecimentos teóricos e metodológicos de nível elevado, o Mestrado em Bioquímica pretende fornecer aos sectores relacionados com a Bioquímica, em especial os das ciências da vida e da saúde e os da biotecnologia, pessoal especializado pronto a enveredar por actividades de investigação fundamental ou aplicada ou por funções técnicas altamente diferenciadas.

Porquê um Mestrado em Bioquímica? A Bioquímica tem como objectivo definir e caracterizar todas as biomoléculas, analisando as suas propriedades estruturais/funcionais e as suas interconversões e interacções, e visa a compreensão e integração de todos os processos biológicos ao longo de uma escala de complexidade crescente. Por isto, a Bioquímica sempre foi uma área do conhecimento eminentemente multidisciplinar. A compreensão de divisão e diferenciação celular ao nível molecular (fenómenos com implicações que vão desde a oncologia à engenharia de tecidos), a manipulação de moléculas e células tendo em vista a optimização/produção de substâncias com actividade biológica (e.g., desenvolvimento de novos fármacos), o desenvolvimento de estratégias de síntese e purificação de substâncias biológicas, assim como a monitorização dos respectivos processos produtivos, são apenas alguns dos muitos exemplos que requerem, necessária e obrigatoriamente, as competências de um Bioquímico. Faz, assim, todo o sentido formar pessoal especializado nesta área, particularmente treinado na análise crítica e na resolução de problemas bioquímicos ao nível molecular e celular.

Habilitações de Acesso: O Mestrado em Bioquímica destina-se, especialmente, a todos os detentores de uma Licenciatura em Bioquímica, ou em áreas afins, que pretendam aprofundar e alargar as suas competências visando a prossecução de carreiras profissionais exigentes que requerem um elevado grau de autonomia e uma postura de auto-aprendizagem e inovação constante. Serão ainda admitidos candidatos que tenham adquiridos pelo menos 180 créditos, num ciclo de formação da área de Bioquímica ou áreas afins.
Poderão ainda ser admitidos outros licenciados, desde que o respectivo currículo demonstre uma adequada preparação científica de base.

Critérios de Seriação: O processo de selecção e seriação dos candidatos terá em consideração o curriculum académico, o curriculum científico e a experiência profissional.
Os candidatos poderão ser sujeitos a entrevistas individuais para avaliar a motivação, fluência de línguas ou o nível de conhecimentos nas áreas científicas de base do curso.

Horário: Horário Laboral

Informações: Limitações Quantitativas

1- Número de Vagas: 25 alunos

        A seriação provisória dos candidatos (não oficial)  já está diponível e pode ser consultada no separador "Notícias".

Como efectuar a sua candidatura:

    A candidatura a curso de mestrado deverá ser feita na Secção de Pós-Graduação desta Faculdade ou enviada por correio     para:
    Secção de Pós-Graduação
    Faculdade de Ciências da Universidade do Porto,
    Rua do Campo Alegre, s/n
    4169-007 Porto
    E-mail: pos.graduacao@fc.up.pt
    Para a instrução do processo de candidatura são necessários os seguintes documentos:
(*) Quando no momento da candidatura o estudante não possa apresentar toda a documentação requerida, podem ser entregues documentos não oficiais que substituam os documentos requeridos, devendo os documentos originais serentregues no acto de inscrição. Analogamente, no caso do estudante ter optado por entregar uma impressão da sua ficha  académica, deve entregar a certidão de aprovação em disciplinas no acto de inscrição. Se o conteúdo dos documentos oficiais entregues diferir dos documentos não oficiais, o estudante deve referi-lo explicitamente no acto de inscrição. A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto reserva-se o direito de reapreciar as candidaturas correspondentes bem como, se não tiver sido referido pelo candidato a diferença entre a informação previamente entregue e a constante nos documentos oficiais ou em casos limite, de recusar a candidatura e demais actos subsequentes.