A QUÍMICA DO DIA A DIA

A Química Computacional - Grupo de Bioquímica Computacional
Faculdade de Ciências, Universidade do Porto

O Grupo de Bioquímica Computacional foi criado pela Prof.ª Maria João Ramos há cerca de 15 anos, na Faculdade de Ciências do Porto. Neste momento conta com seis membros permanentes e cerca de 20 membros temporários, entre Pós-Doutorandos, estudantes de Doutoramento, estudantes de Mestrado e bolseiros de investigação.

EQUIPA
O grupo de Bioquímica Computacional é composto pelos Professores Maria João Ramos, Pedro Alexandrino Fernandes e Alexandre Magalhães.

Conta ainda com os investigadores Nuno Sousa Cerqueira, Sérgio Filipe Sousa e Irina Sousa Moreira, para além de um grande número de pós-doutorandos, alunos de doutoramento, alunos de mestrado e bolseiros de investigação.

MISSÃO

O objectivo do Grupo de Bioquímica Computacional é compreender os mecanismos moleculares de
sistemas biológicos complexos. Explicar e entender a química que sustenta a vida.
Do ponto de vista aplicado pretendemos desenvolver compostos com utilidade farmacêutica. Ou seja, temo-nos dedicado à concepção de fármacos e ao aperfeiçoamento de métodos computacionais para o fazer.

ÁREAS DE INVESTIGAÇÃO

Nesta secção pode encontrar uma lista das áreas de investigação a que nos temos dedicado. Clicando no nome de cada área de investigação poderá obter informação mais completa sobre os trabalhos que temos vindo a desenvolver.

Para mais informações sobre os nossos estudos a este nível consulte o
portal do grupo.